Como Evitar Entupimentos no Esgoto de sua Casa?

Como Evitar Entupimentos no Esgoto de sua Casa?

Além de aprender como desentupir ralos, vasos sanitários, pias de banheiro e de cozinha e muito mais é muito importante saber como prevenir novos entupimentos, assim evitando estar a todo momento às voltas com seu esgoto transbordando pela casa, o que é inclusive perigoso, podendo trazer doenças como a leptospirose.

A prevenção contra entupimento do esgoto pode ser feita basicamente em duas etapas, sendo alguns cuidados a serem tomados no dia a dia e alguns cuidados a serem tomados periodicamente como medida preventiva, assim garantindo que seu encanamento não irá entupir de uma hora para a outra.

Cuidados para o dia a dia com seu encanamento

Boa parte dos entupimentos da rede de esgotos de sua casa ocorre devido a objetos e restos de comida que acabam indo para a tubulação junto com a água, portanto a melhor forma de evitar este tipo de entupimento é simplesmente tomar medidas que impeçam a passagem destes objetos pelos ralos, para isso existem pequenas redes e grelhas para os ralos, tanto de pias como também para ralos de chão.

como-evitar-entupimentos-no-esgoto-de-sua-casa

Quanto menores forem os furos destas redes melhor, isso que dizer que realmente apenas água irá descer pelo encanamento, isso já irá ajudar bastante a evitar o entupimento.

Também é importante tomar o cuidado de não deixar objetos caírem no vaso sanitário e não descartar nele coisas como papel higiênico nem fraldas. Caso algum destes objetos caia acidentalmente o retire antes de dar descarga (é melhor retirar na hora, pois senão terá que retirar ele de dentro do cano).

Mantenha a sua caixa de gordura sempre limpa, isso além de evitar entupimento também evita a presença de insetos (ou ao menos diminui), limpar a caixa de gordura se torna uma prática simples a medida em que se torna algo periódico e que tenha o cuidado de não descartar restos de comida no ralo da pia.

Além destes cuidados diários poderá fazer uma limpeza em sua tubulação a cada 1 ou 2 meses com água fervendo, isto fará com que a gordura de desprenda do encanamento assim sempre o mantendo desobstruído.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *