Como Evitar Entupimentos no Esgoto!

Como Evitar Entupimentos no Esgoto!

Entupimentos acontecem, nem sempre é possível evitar de forma 100% efetiva que algum entupimento venha a acontecer na rede de esgotos da casa, mas tomando certos cuidados além de ser mais raro acontecer algum entupimento, quando este acontece costuma ser resolvido com maior facilidade.

Para evitar entupimentos o trabalho inicia na verdade na construção dos esgoto, seguindo algumas dicas terá um esgoto elaborado de forma a evitar entupimentos nas tubulações (que são os mais difíceis de solucionar), desta forma os entupimentos que possam vir a acontecer são mais “superficiais” e de fácil acesso, podendo ser resolvidos facilmente.

Como Evitar Entupimentos no Esgoto!

A primeira e talvez mais importante dica é para nunca utilizar tubos inferiores a 100mm, tubos finos para esgoto é certeza de que terá problemas. Também é importante evitar ao máximo fazer curvas com a tubulação do esgoto, principalmente a que sai do vaso sanitário e da pia da cozinha, que são as duas tubulações mais propensas a entupimentos.

Tenha a caixa de gordura em linha reta com a pia da cozinha e não muito longe, desta forma se o acúmulo de gordura vier a entupir o cano entre a pia e a caixa de gordura será fácil desentupir, se for uma área muito grande pode ser mais difícil.

Sempre que possível opte por utilizar sistemas com sifão, seja para as pias como também para os ralos, isso evita entupimentos nos tubos, o sifão irá reter a sujeira diretamente nele, desta forma se ocorrer um entupimento basta limpar o sifão e tudo estará resolvido.

Mesmo construindo seu sistema de esgoto corretamente os cuidados no dia a dia são muito importantes para evitar problemas, são cuidados simples como não jogar restos de comida na pia, não jogar absorventes nem fraldas no vaso sanitário, utilizar redinha de proteção na pia do banheiro para evitar que fios de cabelo se acumulem no sifão, entre outros cuidados simples.

Também é interessante lembrar que se possível, faça a tubulação da pia da cozinha de boa qualidade e resistente ao calor, desta forma poderá periodicamente jogar água fervente na tubulação para retirar a gordura que possa estar se acumulando.

Bookmark the permalink.

1 Comentário

  1. É verdade que pedra de enxofre ou bicarbonato ajuda a desprender a gordura da tubulação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *