Como Trocar o Ralo da Pia da Cozinha?

Como Trocar o Ralo da Pia da Cozinha?

Como já citado em outros artigos aqui um dos fatores que contribui bastante para que ocorram entupimentos na pia da cozinha é o fato de restos de comida irem parar na tubulação do esgoto, isso pode ser evitado através de uma limpeza prévia nas louças, através da instalação de um triturador de lixo na pia ou de um ralo com grade bem fina. Neste post vou mostrar como trocar o ralo da pia por um ralo de boa qualidade que certamente irá ajudar a prevenir entupimentos em sua pia da cozinha.

A primeira parte do processo de instalação do novo ralo é retirar o sifão do ralo antigo, para fazer isso lembre-se de colocar uma bacia grande embaixo pois há água suja dentro do sifão. Aproveite que retirou o sifão e já faça uma boa limpeza nele. Retire o ralo antigo e qualquer resquício da antiga massa de vedação.

Passos simples para instalar o novo ralo na pia da cozinha

como-trocar-o-ralo-da-pia-da-cozinha

A fixação de bons ralos de cozinha é feita através de um sistema de parafuso e porca, para instalar o novo ralo deve apenas o parafusar, porém é importante respeitar exatamente a ordem em que os elementos devem estar para não ter problemas com vazamentos.

Na parte de cima da pia devem ficar a válvula do ralo, o parafuso e entre a válvula e a pia deverá deixar a massa de vedação, sem ela certamente terá vazamento.

Na parte de baixo da pia fica a porca e a guarnição, sendo que a guarnição deverá ficar entre a porca e a pia para distribuir a pressão por igual quando for fazer o aperto do parafuso. No momento de apertar o parafuso deverá apertar sim, mas com cuidado para não exagerar ao ponto de romper a massa de vedação.

Após parafusar basta recolocar o sifão em seu lugar e sua pia já deverá funcionar perfeitamente e sem nenhum vazamento, caso ocorra algum vazamento tente apertar um pouco mais o parafuso e se ainda assim o problema persistir poderá vedar o vazamento aplicando um pouco de silicone na região onde o vazamento está acontecendo.

Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. No material descritivo de troca da valvula de pia aparece “colocar massa de vedação entre a valvula e a cuba ” hoje todas as valvulas veem com Arruela ou disco de borracha que devemser colocados entre a valvula e a cuba na parte superior (onde era a “massa de vedação”

  2. Olá, por favor, vocês poderiam tirar uma dúvida?
    Meu nome é Erika, troquei faz 2 dias uma pia com acessórios sifão e válvula. Só que deste dia para cá sinto forte cheiro de esgoto saindo do ralo da pia.
    O que está acontecendo? Antes, com a pia velha não tinha esse cheiro ruim, só estava vazando em baixo.
    Grata por me ajudar.

    • Olá Erika,
      Será que você montou o sifão corretamente? Ele tem que formar uma curva de forma que sempre fique um pouco de água no ponto mais baixo evitando que os odores passem. Dá uma olhada neste artigo.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *