O Poder do Detergente para Desentupir o Ralo da Pia!

O Poder do Detergente para Desentupir o Ralo da Pia!

No dia a dia vamos lavando louça e sem mesmo notar vamos despejando grandes quantidades de gordura no ralo da pia (isso sem falar quando vai resto de comida também), com o passar do tempo esta gordura vai sendo acumulada nas paredes da tubulação tornando a área de passagem da água cada vez menor, é aí que começam os problemas com o ralo da pia.

Por sorte há medidas preventivas que podem ser adotadas, como por exemplo água quente com detergente!

Muitos entupimentos sérios no ralo da pia podem ser facilmente evitados fazendo uma manutenção preventiva através de água quente e detergente, mas antes de explicar como fazer vou dizer porque isto funciona, assim saberá exatamente o que está fazendo.

Por que Utilizar Água quente e não apenas o detergente?

Esta dúvida talvez tenha passado por sua cabeça agora, afinal todos sabemos que o detergente possui um grande poder desengordurante, se é assim ele deveria retirar a gordura das tubulações enquanto a louça é lavada. Na verdade não é assim tão simples, pois o detergente possui uma ótima ação sobre a gordura antes que esta se”solidifique” nas paredes da tubulação, após isso seria preciso esfregar (o que não é possível na tubulação).

Pia da Cozinha

O detergente simplesmente passa pela gordura que está no encanamento não irá diluir esta gordura e a retirar de lá, porém ao utilizar água quente estará derretendo a gordura, assim a deixando exposta a todo o poder do detergente para a retirar das paredes da tubulação de sua pia!

Utilizar apenas a água quente ainda seria melhor do que utilizar apenas o detergente pelo fato de a água quente desprender a gordura, mas não custa nada acrescentar detergente e ter a certeza de ter os melhores resultados.

Para fazer esta manutenção preventiva (ou até mesmo em pequenos entupimentos) deve ferver 5 litros de água com detergente e despejar tudo no ralo da pia, apenas é importante lembrar que não deve jogar água fria logo após pois isto, pois pode levar seus canos a apresentarem trincas e vazamentos, faça isso de um dia para o outro, ou seja, após jogar a água vá dormir, desta forma o encanamento poderá esfriar naturalmente.

Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. JA USEI MUITO SODA CASTICA NÃO FEZ EFEITO , USAVA ERRADO. NÃO COLOCAVA AGUA QUENTE

  2. Não é aconselhável jogar água quente nos canos de PVC. Com o tempo, causa vazamentos nas conexões devido ao forte calor da água que dilata o PVC deformando-o. Melhor usar produtos como a soda cáustica ou o ácido muriático. Vazamento no interior da parede é um caso sério.

  3. Se você usar soda caustica na rede de saída da pia da cozinha você vai fabricar sabão dentro da tubulação e ou caixa da gordura pois para fazer sabão é usado gordura e soda caustica, aí vai piorar o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *