Como fazer Caixa de Gordura em Alvenaria?

como-fazer-caixa-de-gordura-em-alvenaria

A caixa de gordura é um elemento muito importante do sistema de esgotos de residências, mas principalmente para restaurantes que lavam uma grande quantidade de louça todos os dias. Uma forma de ter uma caixa de gordura com um bom tamanho e sem a necessidade de gastar muito dinheiro comprando uma pronta é a fazer em alvenaria, o que é bem simples de ser feito!

Basta seguir os passos a seguir que fará sua caixa de gordura sem maiores problemas, apenas note que estas medidas não são obrigatórias, se achar que seja necessário poderá fazer uma caixa de gordura maior.

Passo a passo para fazer caixa de gordura

Em um local que seja em linha reta com sua cozinha (evitar curvas no encanamento do esgoto ajuda a prevenir entupimentos), faça um buraco de 80 cm x 60 cm x 80 cm (C, L, P). O buraco deverá ficar assim:

como-fazer-caixa-de-gordura-em-alvenaria

Prepare concreto e faça o fundo da caixa com 8 cm de altura em concreto puro, em volta da caixa levante com tijolos maciços uma parede com 10 cm de altura.

Utilize uma placa (concreto ou ardósia) com as seguintes medidas  30 cm x 37 cm x 2 cm, esta placa é que servirá como parede do sifão para sua caixa de gordura, ela deve ser posicionada da seguinte forma:

como-fazer-caixa-de-gordura-em-alvenaria

Agora suba as paredes restantes da caixa de gordura até 32 cm de altura e assente o tudo para a saída de inspeção, suba mais 5 cm e assente o tubo de entrada de água na caixa de gordura. Suba as paredes até a altura da placa de concreto, coloque uma placa de concreto chumbada tampando a parte menor da caixa de gordura.

Suba a outra parte da caixa de concreto até o nível do terreno e providencie uma tampa removível para que a caixa de gordura possa ser limpa com facilidade. Com todos estes passos feitos sua caixa de gordura está pronta, basta apenas testar se não há vazamentos antes de finalizar o acabamento, para isso basta a encher com água, esta deve permanecer exatamente no mesmo nível por 15 minutos. Ao final sua caixa de gordura estará mais ou menos assim:

como-fazer-caixa-de-gordura-em-alvenaria

Artigos que você pode estar interessado

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>