Dicas de Prevenção

Como fazer Limpeza da Caixa D’água

Não precisamos nos preocupar somente com os entupimentos de ralos, vaso sanitário e calhas, mas também com a limpeza da caixa d’água. Se manter este local em perfeito funcionamento não é uma prioridade para você, entenda por que deve limpar a caixa d’água o mais rápido possível.

A importância da limpeza da caixa d’água

A limpeza da sua caixa d’água deve ser feita com cuidado ou então deve-se chamar uma empresa especializada. Nesse local, é comum o acúmulo de várias bactérias, o pior é abrigar mosquitos e pernilongos e ainda permitir que ratos, baratas e pombos entrem e se afoguem, deixando a água totalmente contaminada.

Ao mesmo tempo, as pessoas podem estar bebendo e entrando em contato com essa água sem sequer pensar que sua saúde estará em perigo. A limpeza da caixa d’água é importante para garantir que não haja nenhum tipo de contaminação e para identificar possíveis vazamentos e infiltrações.

Como fazer Limpeza da Caixa D'água

Dupla atenção às organizações comerciais

Se for um local comercial, é recomendável solicitar a uma empresa profissional para limpar a caixa d’água, pois não é recomendável limpá-la por conta própria.

Isso porque, em locais como escolas, hospitais ou apartamentos, deve-se garantir a segurança de todos, principalmente dos funcionários, caso contrário eles podem responder em judicialmente, em caso de acidente envolvendo algum funcionário.

Em alguns casos, as empresas podem ser multadas se exigirem que os funcionários limpem as caixas em vez de contratar uma empresa profissional.

Como fazer Limpeza da Caixa D’água

1. Feche o registro da rua ou prenda a boia para que a água não entre na caixa;

2. Limpe a tampa primeiro e em seguida remova-a;

3. Mantenha um palmo de água no fundo, tampe a saída para evitar que a sujeira escorra pelo ralo, e limpe o interior da caixa com um pano úmido. Se a caixa for de fibrocimento, use uma escova de fibra vegetal ou cerdas de plástico em vez de pano. Não use escovas de arame, vassouras, sabão, detergentes ou outros produtos químicos.

4. Use uma espátula de plástico, balde e pano para remover água suja. Seque o fundo com um pano limpo;

5. Quando o tanque de água estiver seco e a saída de água ainda fechada, despeje 2,5 cm de água e adicione 2 litros de alvejante (essa proporção se aplica a um tanque de 1.000 litros de água);

6. Deixe o desinfetante agir por duas horas. Com a ajuda de um balde ou copo plástico, use-o para umedecer as paredes internas da caixa e da tampa, inclusive nas bordas. Faça isso a cada meia hora por duas horas;

7. Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione a descarga para desinfetar todos os canos da casa;

8. Após abrir a válvula ou liberar a boia, não use essa água par ao consumo. Prefira usar para enxaguar o banheiro ou chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *