Tratamento de esgoto agora gera energia elétrica

Tratamento de esgoto agora gera energia elétrica

Cientistas israelenses Desenvolveram uma forma de aproveitar um dos materiais mais nojentos e inúteis que a cidade produz: o esgoto. Eis os cientistas Eytan Levy e Ronen Shechter desenvolveram uma célula combustível que é alimentada pelo trabalho metabólico das bactérias presentes no esgoto que gera energia elétrica.

Esta célula é uma espécie de bateria, no tamanho de uma garrafa PET e não necessita de ser recarregada. Dependendo somente do fluxo constante de água de esgoto bombeada para dentro da célula alimenta as bactérias.

As bactérias ao digerirem a matéria orgânica do esgoto, elas liberam elétrons, que ativa o circuito elétrico do sistema. Essas bactérias tem aos montes e são encontradas naturalmente na água do esgoto.

Esta técnica de utilizar bactérias em baterias elétricas é milenar. Mas, a energia produzida em Esgotos na decomposição é pequena e os cientistas estão trabalhando agora em uma forma de otimizar essa produção de energia alternativa.

“Se juntarmos alguns processos, poderemos obter até 1 kilowatt/hora para cada quilo de dejeto tratado”, disse Levy. Que em escala industrial, isso significa obter megawatts a partir dos resíduos que todos os habitantes da terra produzem diariamente.

Bookmark the permalink.

1 Comentário

  1. Pingback: Tratamento de esgoto agora gera energia elétrica!! | Engenharia Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *