Não Use Soda Cáustica em Pias de Alumínio!

Não Use Soda Cáustica em Pias de Alumínio!

Utilizar Soda Cáustica para desentupir pias já é algo conhecido por muitas pessoas, porém nem todos sabem lidar adequadamente com este produto químico, o que pode causar graves acidentes, além de a Soda Cáustica poder causar sérias queimaduras há ainda outros cuidados que devem ser observados, pois como se trata de um produto químico pode entrar em reação com outros produtos, como por exemplo com alumínio!

Na cozinha é muito fácil encontrar alumínio, geralmente é encontrado em pias feitas de alumínio e também no papel alumínio, se vai lidar com Soda Cáustica a primeira coisa a fazer é não ter papel alumínio por perto, e deverá tomar muito cuidado para que a Soda Cáustica não entre em contato com o alumínio da pia.

Artigos sobre Soda Cáustica que você pode estar interessado

Que reação ocorre entre a Soda Cáustica e o Alumínio?

nao-use-soda-caustica-em-pias-de-aluminio

Quando a Soda Cáustica entra em contato com alumínio ela entra em uma forte reação química que de início já é arriscada pela grande elevação da temperatura, isto também acontece caso a Soda Cáustica entrar em contato com zinco, estanho e cobre, mas em cozinhas o mais frequente é realmente o alumínio.

A Soda Cáustica quando entra em reação com alumínio torna o ambiente sujeito a explosão, pois mesmo a Soda Cáustica e o alumínio não sendo inflamáveis a mistura de ambos libera uma boa quantidade de hidrogênio no ar, este é um gás inodoro, incolor porém inflamável!

Assim que a reação inicia verá apenas a Soda Cáustica “fervendo” e não terá como detectar visualmente ou pelo cheiro, mas há hidrogênio sendo liberado no ar, portanto se pretende utilizar Soda Cáustica para desentupir sua pia de alumínio aconselho a derramar a Soda Cáustica no ralo da pia aos poucos e com ajuda de um funil.

Mesmo tomando o cuidado para não derramar a Soda Cáustica no alumínio é aconselhável que não tenha nenhuma fonte de ignição na cozinha (como fogão aceso por exemplo), assim mesmo que um incidente ocorra estará evitando uma explosão.

Mesmo com pequenas quantidades de Soda Cáustica e alumínio se tem uma reação forte, imagine uma grande quantidade de Soda Cáustica diretamente no alumínio! Pode usar Soda Cáustica para desentupir sua pia, mas tome cuidado pois se trata de um produto químico bastante corrosivo.

Gostou destas dicas sobre Não Use Soda Cáustica em Pias de Alumínio!? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *