Como Desentupir Ralo de Banheiro com Cabelo

Como Desentupir Ralo de Banheiro com Cabelo

O entupimento de ralos e pias por causa de cabelos é muito comum, o que acontece não só com as mulheres, mas também com os cabelos que caem das cabeças de homens.
O caso fica mais sério quando o entupimento acontece em alguma área do encanamento responsável por levar a água para o sistema de esgoto. Se isso acontecer, o problema pode afetar outras áreas da casa, como a pia da cozinha.

Conhecer formas de solucionar este tipo de entupimento causado por excesso de cabelo é muito útil no dia a dia, afinal de contas, problemas deste tipo podem acontecer a qualquer momento.

Como Desentupir Ralo de Banheiro com Cabelo

bolo de cabelo no ralo do banheiroA seguir vamos apresentar algumas dicas para desentupir ralo de banheiro entupido com fios de cabelo, assim como também aprenderá dicas para evitar que este tipo de problema aconteça.

1º Passo – A primeira coisa a se fazer é verificar se os cabelos não estão presos na parte interior do ralo, o que é muito comum. Neste caso, basta desmontar a tampa do ralo e retirar qualquer material sólido que esteja atrapalhando o escoamento da água.

2º Passo – Para começar, espere até que toda a água desça normalmente pelo encanamento, mesmo que isso demore algum tempo. Se a água não descer, pode ser que o problema do entupimento seja outro.

3º Passo – Utilize um desentupidor ou algum tipo de jato de água, como um balde cheio de água ou uma mangueira de esguicho. Lembre-se de que tudo o que vai pode voltar, por isso tenha muita paciência.

4º Passo – Se não tiver sucesso neste passo, recorra a um produto químico como a soda cáustica, diabo verde ou então vinagre e deixe agir por um tempo.

5º Passo – Para finalizar, utilize um desentupidor para movimentar os cabelos presos no encanamento, liberando a passagem de água.

Feito isso, a água deverá fluir normalmente pelo ralo ou pela pia do banheiro. Mas se isto não acontecer, pode ser que o problema seja mesmo outro ou que haja muito cabelo, sendo necessário solicitar que uma empresa profissional de desentupimento faça o serviço utilizando equipamentos adequados.

Prevenir é melhor que remediar

A melhor forma de evitar o entupimento é tomando cuidado para que fios de cabelos não acabem caindo no ralo ou na pia do banheiro ou que, pelo menos, não ultrapassem os limites do ralo.

Uma das melhores formas é utilizando uma grelha mais fina no ralo ou então, você poderá enrolar a grelha com uma telinha mais fina e colocá-la novamente no lugar. Isso evitará que a maioria dos cabelos ou de objetos pequenos entrem no ralo.

Na pia do banheiro pode se utilizar um ralinho que pode ser colocado na entrada do encanamento da pia, o que também evita que cabelos ou objetos pequenos caiam no encanamento.

Cuidado com produtos químicos

Os produtos mais fortes como a soda cáustica ou o diabo verde devem ser utilizados com cautela, pois quantidades excessivas podem danificar o encanamento ou mesmo prejudicar o meio ambiente. Além disso, você corre o risco de intoxicação, já que estes produtos exalam gases tóxicos quando são manuseados. Muito cuidado.

diabo verde para desentupir ralo

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. Nossa, é um processo nojento, mas deu certo quando eu tentei. Sai bem mais barato que chamar um técnico.
    Obrigado!

  2. Boa tarde ,
    Moro em apartamento e o apartamento de baixo começou a vazar água do meu banheiro , para o debaixo diz o técnico dá construtora que isso seria por causa do cabelo mais o sistema não tem uma trinca e vazamento é o meu ralo do banheiro sempre de seu normalmente… Gostaria de saber se isso é fato.
    Obrigado

  3. Muito bom, obrigado pela ajuda, meu problema era simples, na pia do banheiro, tinha MUITO cabelo mesmo, não saia de jeito algum, o vinagre dissolveu o suficiente para que um copo de água fervente levasse tudo embora. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *